terça-feira, 28 de setembro de 2010

Segundo IBGE, mais de 80% dos habitantes já foram recenseados

A cerca de um mês para o término dos trabalhos do 12º Censo Demográfico do Brasil, 80,22% dos habitantes já foram recenseados, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na manhã de ontem (segunda-feira 27), durante a divulgação do terceiro balanço do Censo 2010.

Esse número corresponde a mais de 57 milhões de domicílios recenseados e mais de 153 milhões de habitantes registrados. Desde o dia 1º de agosto, cerca de 190 mil recenseadores iniciaram as entrevistas com a população.

De acordo com o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, todos os estados brasileiros estão com resultados acelerados. “Nesse ritmo, a coleta termina antes do prazo, mas a divulgação se dará no prazo estabelecido. Essa folga no calendário permite que nós aprofundemos ainda mais a revisão das coletas”, disse ele, ressaltando que os trabalhos serão finalizados no dia 31 de outubro.

Os estados da Paraíba, Tocantins e Rondônia são os que possuem os resultados mais avançados, com mais de 90% dos domicílios recenseados. Amazonas e Acre são os estados onde os trabalhos estão mais lentos. De acordo com o IBGE, esses dois estados passam por problemas de seca e esse seria o motivo por estarem com os trabalhos menos avançados.

Cai taxa de fecundidade e cresce número de idosos - Os estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro são os que têm o menor número de moradores por domicílio. A média do primeiro é de 2,99 e no Rio, 3,06.

“Isso tem a ver com a redução da fecundidade e o número de população idosa que cresceu. A consequência é esse número baixo de moradores por domicílio”, disse Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário