domingo, 19 de setembro de 2010

Bahia tem alto risco de epidemia de dengue durante o Verão 2011

A Bahia está entre os dez estados do Brasil com risco muito alto de ter nova epidemia de dengue nos início de 2011. Os estados com alto risco, além da Bahia, são Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Sergipe.

Outros nove apresentam risco alto (Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins) e cinco, mais o Distrito Federal, foram considerados como áreas de risco moderado.

O projeto Risco Dengue vai realizar monitoramentos com foco nos sorotipos 1, 2 e 3. A ferramenta consiste em cinco indicadores, três de saúde, um ambiental e outro demográfico.

A circulação do vírus, incidência da doença entre 2000 e 2010, números de infestações, somados a indicador de densidade demográfica e dados sobre abastecimento de água e coleta de lixo serão analisados. O objetivo é identificar as áreas com maior chance de desenvolver a epidemia e iniciar as medidas de combate antes da infestação.

Bahia - De acordo com o último boletim da dengue divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), no dia 24 de agosto, cerca de 45.082 casos foram identificados. Dos 417 municípios baianos, 379 (90%) notificaram a doença através dos sistemas de informação da vigilância epidemiológica, entre os quais destacam-se 15 municípios (Salvador, Feira de Santana, Irecê, Canarana,Serrinha, Ilhéus, Cafarnaum, Jequié, Ipiaú, Guanambi, Iguaí, Itabuna, Mulungu do Morro, Brumado e Souto Soares) por concentrarem 50,1% das notificações.

Quanto às formas graves da doença como a Dengue com complicações (DCC), Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) e Síndrome do Choque da Dengue (SCD), foram registrados 508 casos suspeitos em 93 municípios. Destes, 412 casos eram graves. Entre os casos graves, 30 óbitos foram confirmados nos municípios de Aurelino Leal, Brumado, Coração de Maria, Dário Meira, Feira de Santana, Ilhéus, Ipiaú, Ipirá, Itacaré, Jucuruçu, Lauro de Freitas, Medeiros Neto, Mucuri, Ouriçangas, Ourolândia, Salvador, São Domingos, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença e Várzea Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário