quarta-feira, 25 de maio de 2011

PSDB quer esclarecimentos sobre denúncias em Campinas

Os deputados Antonio Carlos Mendes Thame (SP) e Vanderlei Macris (SP) cobraram esclarecimentos sobre as graves denúncias de corrupção envolvendo o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, o Dr. Hélio (PDT). O Ministério Público investiga supostas fraudes em licitações e contratos públicos municipais, especialmente em relação à Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa).

Na segunda-feira (23), a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, a instalação de uma comissão processante que pode levar à cassação do prefeito. Além disso, relatório do Ministério Público sustenta a ordem de prisão contra 20 suspeitos de participação em suposto esquema de corrupção. No total, 11 pessoas foram presas até agora. Um dos alvos da investigação é o empresário José Carlos Bumlai, amigo e anfitrião do ex-presidente Lula.

Entre os investigados está o vice-prefeito da cidade, Demétrio Vilagra (PT). Ele é acusado de envolvimento no suposto esquema de fraudes em contratos públicos. Vilagra, que está de férias na Espanha, pediu oficialmente o desligamento das Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa).

“A corrupção tem sido a pauta nesse país, especialmente quando envolve o Partido dos Trabalhadores. A sociedade quer transparência desses atos. A população não aceita mais esse tipo de tentativa de acobertar e jogar para debaixo do tapete as denúncias de corrupção que temos no Brasil”, afirmou Macris. Segundo o parlamentar, Campinas vive uma situação constrangedora devido o envolvimento do governo com as denúncias.

O parlamentar considerou lamentável o envolvimento de pessoas ligadas ao ex-presidente Lula no suposto esquema de fraudes e afirmou que a oposição vai continuar cobrando explicações e denunciando essa falta de transparência do PT.

Diante das investigações, o prefeito de Campinas se diz vítima de “golpe político de partidos derrotados nas últimas eleições”.

Segundo Mendes Thame, pessoas se fazem vítimas de perseguição quando não têm uma explicação consistente. “O pedido foi aprovado por unanimidade e agora é preciso fazer uma investigação que chegue realmente aos fatos para comprovar se houve os desvios. Ao que tudo indica, se trata de um dos maiores escândalos da história da prefeitura de Campinas”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário