terça-feira, 31 de maio de 2011

PSDB está em nova fase

Tornar, de novo, o Estado brasileiro público e democrático. Essa é uma das bandeiras que o PSDB deve levantar, a partir de agora, na opinião do vice-presidente executivo da legenda, Eduardo Jorge, também um dos fundadores do partido. Ele lembra que o PSDB cumpriu todo programa de governo nos oito anos de mandato do presidente Fernando Henrique e precisa, nessa nova fase, discutir também uma “agenda de futuro”. Segundo ele, o PT falhou na continuidade das políticas da administração do PSDB. “Temos que recuperar a essência da democracia, restabelecendo direitos universais, como o da unipessoalidade e a superação do clientelismo”, afirmou.

Outro fundador do partido, o ex-deputado e constituinte de 1988, Antônio Perosa, também concorda com Eduardo Jorge. Segundo ele, o Brasil tem que voltar a ser um Estado público e democrático. “Isso precisa ocorrer já que o pais foi equivocadamente apropriado por um partido com base numa forte propaganda”, disse. Perosa insiste na retomada da bandeira da social democracia para que a esta se torne real nas diversas camadas sociais do povo brasileiro. “Precisamos também fortalecer o debate em defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável”, disse outro fundador do partido e também constituinte de 1988, Octávio Elísio.

Já o deputado Vanderley Macris (SP) acha necessário a discussão das metas do partido para 2014. Na avaliação dele, é vital que o partido recupere a bandeira da inclusão social. “Nossa história sempre foi muito ligada às bandeiras sociais. Precisamos reforçar isso e levarmos esse entendimento aos demais”, afirmou. Macris lembrou, por exemplo, que o então prefeito de Campinas, José Roberto Magalhães Teixeira, o Grama e também um dos fundadores do PSDB, foi o primeiro governante brasileiro, ainda nos anos 90, a criar o programa conhecido atualmente como o Bolsa Família.

O vereador Floriano Pesaro, primeiro presidente da Juventude Tucana e outro idealizador do partido, lembrou ainda que o PSDB deve começar a intensificar as discussões sobre as questões referentes às regiões metropolitanas e grandes cidades do país, como a infraestrutura, a segurança e mobilidade urbana. “O PSDB precisa reforçar a defesa do que sempre foi dele”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário