segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

PSDB quer explicações do governo sobre novo apagão

O PSDB quer explicações do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, sobre o apagão da região Nordeste que atingiu oito estados na madrugada da sexta-feira (4). O líder tucano no Senado, Alvaro Dias (PR), criticou o fato de o governo argumentar que tem um dos mais modernos sistemas elétricos do mundo: “Querer comparar o sistema brasileiro com o que há de mais moderno é brincadeira! O que há na verdade, e já dissemos isso quando houve o apagão no Sudeste, é a malversação dos recursos. Não estão sendo destinados recursos suficientes para a manutenção do sistema”.

O líder disse ainda que o governo está mais preocupado em anunciar de forma espetaculosa programas que vão ou não ocorrer no futuro do que com a manutenção do patrimônio do povo brasileiro. E destacou a preocupação dos governistas em garantir cargos para aliados, deixando de lado a questão técnica: “Muitos especialistas do setor elétrico se aposentaram e o governo fez a opção pelo fisiologismo partidário. A acomodação político-partidária só vem consagrando a incompetência administrativa. Considero fatal o governo priorizar o interesse partidário”, disse.

Segundo Alvaro Dias, o governo não cumpriu o compromisso de que novos apagões não aconteceriam no Brasil. “É claro que o governo dará outro apelido a isso. Vai dizer que não há apagão”.

Mário Couto defende investimentos maciços

O senador Mário Couto (PA) também cobrou explicações e disse que o apagão deve servir de alerta para que o governo passe a investir mais no setor elétrico: “O que aconteceu agora no Nordeste já é um sinal de alerta para o novo governo de que precisa voltar sua atenção para o setor elétrico do País, com investimentos maciços, ou os brasileiros poderão amargar um grande apagão. O PSDB vai estar muito atento a isso para evitar um colapso no setor”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário