quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Espadeiros de Cruz das Almas se organizam para o São João 2011

O Secretário de Esporte Cultura e Lazer Mário Araújo dos Santos e, o Vereador Antônio Paulino (PMDB), estiveram reunidos com os espadeiros na noite de ontem (quarta-feira, 9 ) no Plenário da Câmara Municipal de Cruz das Almas.

Na primeira reunião do ano com objetivo de regulamentar o fabrico do artefato no município, foi criada a Associação de Produtores de Espadas de Cruz das Almas (ASPEC), com mais de 500 assinaturas de espadeiros. Local específico para queima das espadas, bitola, locais proibidos e casamento do CEAT foram debatidos durante reunião.

O encontro foi considerado um avanço importante para manutenção de uma tradição que divide opiniões. De um lado os espadeiros que tiram o sustento da família na comercialização do artefato e na queima de espadas, do outro, uma parcela considerável da população que repudia a tradição que tem vitimado pessoas no decorrer dos anos.

Os espadeiros Zé Lagoa e Alessandro Moraes, disseram a reportagem do FORTE NA NOTÍCIA que este ano a queima de espadas na recém reformada Praça Senador Themístocles se tornou inviável. “ É preciso pensar em outro lugar para tradicional guerra de espadas que durante anos acontece no centro da cidade.

Na memória

Considerado pelos espadeiros e turistas como abertura oficial do São João de Cruz das Almas, o casamento caipira do Colégio Estadual Alberto Torres (CEAT) foi marcado por dois anos consecutivos – 2009/2010 – por um conflito entra a Polícia Militar e tocadores de espadas ganhando destaque negativo no cenário nacional.

O comando da polícia justificou a ação alegando o cumprimento da ordem, para polícia, houve um princípio de tumulto por parte de alguns espadeiros que arremessaram pedras e pedaços de pau contra guarnição policial.

Os espadeiros afirmaram na época que a PM usou da violência para acabar com a tradição, quem estava na rua foi obrigado a voltar para casa, bares em funcionamento tiveram que baixar as portas causando prejuízos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário