quinta-feira, 17 de março de 2011

Copa do Mundo e Olimpíadas são destaques na reunião da Comissão de Turismo e Desporto

A primeira reunião ordinária da Comissão de Turismo e Desporto (CTD) teve como principal enfoque a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016. O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que já foi presidente da Comissão, destaca que esses assuntos devem ser tratados com muita responsabilidade para agilizar os preparativos dos megaeventos esportivos.

Ele observa que a discussão sobre esses assuntos é necessária, urgente e merece atenção especial dos parlamentares. Em vista disso, destaca a necessidade da CTD tratar dos temas de forma especial. Afonso Hamm sugere que o trabalho dos parlamentares tenha enfoque no acompanhamento e na avaliação das providências, ações e projetos compromissados, com vistas no legado que os eventos esportivos deixarão ao país. “O sucesso da Copa também poderá contribuir mudanças econômicas, sociais e culturais que nos transformem em um novo grande pólo esportivo e turístico mundial”, assinala.

De acordo com o deputado, a proposta que apresentou na reunião é que seja lançado um calendário de ações, planejamento e execução. “Temos que acompanhar o planejamento e ver se a execução que está sendo feita em tempo real. Vamos cuidar também da qualidade da execução e do legado que esses eventos vão nos deixar”, salientou.

Hamm destaca que os prazos para os preparativos estão se esgotando, já que em 2013 acontece a Copa das Confederações. “As tratativas para a Copa são de extrema relevância já que faltam aproximadamente dois anos de atuação efetiva para que o planejado seja executado e por isso temos que acelerar os trabalhos e acompanhamentos”, ressalta o deputado ao enfatizar que o Brasil não pode errar e os eventos devem ser finalizados com sucesso em todas as sedes.

Durante a reunião, o presidente da Comissão, Jonas Donizette anunciou que serão retomados os Fóruns Legislativos para tratar da Copa do Mundo de 2014 nas Cidades-Sedes. Esses eventos foram instituídos na CTD, em 2009, na época em que Hamm presidiu a comissão.

Na oportunidade, também foi aprovado o requerimento de convocação para que na próxima quarta-feira, dia 23 de março, o ministro do Esporte, Orlando Silva, participe da reunião da comissão para falar sobre os cortes orçamentários no Esporte detalhar o andamento das obras para a Copa do Mundo.

Afonso Hamm finaliza salientando que a Copa do Mundo de 2014 é o pênalti que o Brasil não pode errar. “De nada adianta nós termos êxito em 11 das cidades-sedes e não termos sucesso em uma. De nada adianta dos 16 aeroportos, um não funcionar. Não temos receio, mas temos responsabilidade. É atribuição de competência nossa acompanharmos todas as etapas, esclarecer à sociedade e tomarmos as providências necessárias”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário