sexta-feira, 11 de março de 2011

Bahia teve 17 mortos e 102 feridos nas estradas durante o Carnaval



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) contabilizou e informou que 213 pessoas morreram nas estradas federais do país durante o carnaval. O número é superior ao do ano passado. Em 2010, houve 143 mortes durante o período do carnaval. Durante a Operação Carnaval, a PRF também registrou 4.165 acidentes. O número de mortes em relação ao ano passado aumentou 47,9%.

Em cinco dias de operação, o total de mortes neste ano já superava o número registrado em seis dias de operação no carnaval 2010. Durante toda a operação do ano passado, que foi realizada entre a 0h de sexta-feira (12 de fevereiro) e a meia-noite de quarta-feira (17 de fevereiro), ocorreram 3.233 acidentes e 143 mortes.

O inspetor Alvarez, coordenador geral de Operações da PRF, atribuiu o alto número de acidentes e mortes registrados neste carnaval à falta de educação dos motoristas.

"O ponto principal é a educação. O cidadão saber usar com responsabilidade o seu meio de locomoção (...). Se o motorista não fizer sua parte, se ele não conduzir com responsabilidade, o número [de mortes] continuará a ser alto", disse ele.

Segundo o inspetor, o número de acidentes continuára a aumentar nos próximos anos. "A tendência dos próximos anos é ter números mais significativos porque a frota continuará aumentando".

Alvarez reconheceu que a fiscalização deve ser melhorada. Segundo ele, apenas 1/5 dos municípios fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito. "Nós temos que ter o maior número possível de municípios no sistema, fiscalizando", afirmou. Ele disse ainda que é necessário instalar mais radares nas rodovias.

Minas Gerais liderou o ranking de acidentes. Ocorreram 880 acidentes no estado durante o carnaval. Santa Catarina liderou o ranking de mortos nas estradas durante o carnaval. De acordo com a PRF, ocorreram 36 mortes em Santa Catarina. Minas Gerais, registrou 29 mortes; Bahia, 17 mortes; e Rio de Janeiro, 16 mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário