sexta-feira, 9 de março de 2012

Secretaria de Políticas Especiais promove palestra com policiais militares da 27ª CIPM


A Secretaria Municipal de Políticas Especiais promoveu nessa quinta-feira (8/3), em parceria com a 27ª Companhia Independente da Polícia Militar, palestra com o tema O Papel da Mulher na Sociedade, em mais uma atividade que marca o Dia Internacional da Mulher, em Cruz das Almas.

A atividade reuniu 24 policiais militares e teve como palestrantes a pedagoga Ilza Francisca da Cruz e a secretária municipal de Políticas Especiais, Rubenilza Nascimento Dias, que conduziram encontro.

Rubenilza Dias explicou que “o Departamento de Mulheres da Secretaria Municipal de Políticas Especiais não contempla apenas ações de enfrentamento à violência doméstica. Nosso objetivo hoje aqui, na Polícia Militar, é homenagear também as mulheres que fazem parte desta corporação e que prestam um serviço essencial a toda comunidade, não só de Cruz das Almas, mas de 12 municípios da região”.

A secretária também destacou a importância do tema discutido no evento. Para ela “é preciso valorizar as mulheres em todos os segmentos da sociedade. Esta palestra aborda a nossa responsabilidade, enquanto cidadãos e cidadãs, no difícil papel da construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, concluiu.

A 27ª Companhia Independente da Polícia Militar, sediada em Cruz das Almas, conta com 50 policiais femininas em seu quadro. Lotada em Cachoeira, a subtenente Genilza Silva estava também presente no encontro. Para ela “as mulheres exercem um papel importante na Polícia Militar, tendo em vista a demanda social por ações de segurança pública que envolve as mulheres diretamente. Entretanto, trabalhamos também com os homens, combatendo a criminalidade em geral. Este evento é muito importante, uma vez que levanta questões pertinentes aos direito das mulheres”, afirmou.

Vídeo

Os palestrantes começaram os trabalhos exibindo o vídeo Acorda Raimundo, acorda!. O filme serviu de elemento provocador para o debate. Produzido pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), o vídeo trata de uma inversão dos papeis tradicionais da mulher e do homem na sociedade, mostrando de forma bem humorada como seria a vida de um homem se fosse tratado com os mesmos preconceitos e tivesse as mesas tarefas que historicamente foram delegadas às mulheres, além de abordar a problemática da violência contra as mulheres.

Acorda Raimundo, acorda! é dirigido por Alfredo Alves, conta em seu elenco com Eliane Giardini, Zezé Mota, Paulo Betti e José Mayer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário