![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4RddtuSfWo1f7GQTTszycKLRWmzA72DP6mGhtPfBiv8YBystu1_iF_T0VgHD9GD0eVEmes4bRKPukMDDKm2nHPs6a40C06OZuizzxX0ojyeH__oWdXSw2Rf1by6TM_IyLUTkiuOsiJKNZ/s400/sus11.jpg)
Pela primeira vez, o Sistema Único de Saúde (SUS) recebe notas pelo acesso e a qualidade dos serviços. Lançado nesta quinta-feira (1º), o Índice de Desempenho do SUS (Idsus) avalia o atendimento em todos os municípios, estados e em âmbito nacional de acordo com uma escala de 0 a 10. Na primeira avaliação, a pontuação do Brasil é 5,47.
Criado pelo Ministério da Saúde, o índice é o resultado do cruzamento de 24 indicadores que avaliam se a população está conseguindo ser atendida em uma unidade pública de saúde, além da qualidade do serviço.
Toda a estrutura – hospitais, laboratórios e clínicas – passou pela avaliação. Foram analisados 24 indicadores, como a quantidade de exame preventivo de câncer de mama em mulheres de 50 a 69 anos, cura de casos de tuberculose e hanseníase, o número de mortes de crianças em unidade de terapia intensiva (UTI) e o de transplantes de órgãos.
Os técnicos levaram em conta o tamanho da população – inclusive com plano de saúde –, a estrutura disponível e a condição econômica de cada município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário