A Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta quarta-feira (7/12), no auditório da Biblioteca Municipal, o II Seminário de Implantação dos Serviços de Referência para Atendimento às Pessoas com Doença Falciforme, ministrado pelo professor Fábio David Couto, da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia).
O evento, realizado em parceria com a SESAB (Secretaria de Saúde da Bahia) e com o CCAAB (Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas) da UFRB, é voltado para a instrução dos 137 agentes de saúde quanto à identificação das pessoas no Município com anemia falciforme para o cadastramento das famílias e implantação do atendimento.
Fábio Couto explicou sobre a anemia falciforme e como esta se manifesta no organismo. “É uma doença genética caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os forma de foice e tem prevalência elevada na população negra e afrodescendente. Em Cruz das Almas foram estimados em torno de 1,8 a 2% de casos de anemia falciforme detectados pelo teste do pezinho, que é realizado nos recém-nascidos”, revelou.
O professor também falou aos agentes de saúde sobre a importância da identificação para o tratamento adequado das pessoas com anemia falciforme. “O ideal é que o diagnóstico seja realizado na triagem neonatal para que seja realizado o tratamento profilático que minimiza o aparecimento dos sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes”.
Durante o evento, o palestrante lançou aos agentes de saúde e à comunidade a campanha de doação de leite em pó às pessoas com anemia falciforme. A arrecadação será na Atenção Básica da Secretaria de Saúde e a distribuição entre os dias 14 e 16 de dezembro durante o cadastramento das famílias com a doença.
CADASTRAMENTO
A Secretaria Municipal de Saúde realiza entre os dias 14 a 16 de dezembro, das 08 às 12h, na Atenção Básica, o cadastramento das famílias das pessoas com anemia falciforme. Será necessária a apresentação da Carteira de Identidade do responsável, comprovante de residência e Certidão de Nascimento, caso o paciente seja menor de idade.
A ideia da Secretaria de Saúde, da SESAB e UFRB é implantar em Cruz das Almas um Serviço de Referência em Atenção às Pessoas com Anemia Falciforme. Para isso, uma equipe com profissionais multidisciplinares (médico, psicólogo, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista e fisioterapeuta) passam por capacitação para atender em breve aos pacientes com anemia falciforme em toda a região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário