segunda-feira, 4 de outubro de 2010

PSDB elege quatro governadores no primeiro turno

O brasileiro foi às urnas neste domingo escolher seus representantes para os próximos quatro anos. Com a apuração praticamente concluída, o resultado mostra que o PSDB continua sendo uma das principais forças políticas do País. O partido elegeu já no primeiro turno quatro governadores e levou ao segundo turno outros cinco candidatos.

No maior colégio eleitoral do Brasil, Geraldo Alckmin foi eleito já neste domingo para governar pela terceira vez o estado de São Paulo. O resultado revela que o paulista está satisfeito com a administração tucana, que comanda o estado há 16 anos.

Ainda em São Paulo, Aloysio Nunes desbancou as pesquisas de intenção de votos e venceu em primeiro lugar a disputa ao Senado (são duas vagas neste ano). Com 11 milhões de votos, ele obteve a maior votação já registrada para um senador em todo o País. O recorde anterior era do petista Aloizio Mercadante (10,4 milhões), derrotado por Alckmin na corrida ao Palácio dos Bandeirantes.

Continuando no Sudeste, o governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, venceu de virada as eleições em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do País. Ele assumiu o governo após a saída de Aécio Neves, em março, para concorrer ao Senado – e Aécio foi eleito. Anastasia recebeu 62,7% dos votos válidos. Isso depois das pesquisas indicarem seguidamente a vitória de Hélio Costa (PMDB) apoiado pelo PT.

No Sul, Beto Richa foi eleito governador do Paraná com 52,4% dos votos válidos. Ex-prefeito de Curitiba, ele deixou o cargo, em março, com os maiores índices de aprovação de um prefeito em todo o País, para concorrer ao governo estadual. Considerado um político jovem e promissor, o tucano entrou na vida pública como deputado estadual, ao ser eleito em 1994.

Já no Centro-Oeste, o Tocantins fez governador, em primeiro turno, o tucano Siqueira Campos, que já ocupou o cargo. Nascido em Crato (CE), Campos tem uma forte ligação com o estado. Ele participou do movimento popular que fundou Tocantins, quando este foi desmembrado do Goiás.

Com os resultados, o PSDB, sem contar com o segundo turno, fica com quatro governadores. Atualmente, seis chefes do Executivo nos estados são tucanos: Yeda Crusius (RS), Alberto Goldman (SP), Leonel Pavan (SC), Anastasia, José Anchieta Junior (RR) e Teotônio Vilela Filho (AL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário