segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Jaques Wagner é reeleito governador da BA



O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), foi reeleito ontem (domingo 3), no primeiro turno, para continuar por mais quatro anos no governo.

Com 81,67% das urnas apuradas e 63,44% dos votos válidos, Wagner garantiu a vitória matemática sobre o ex-governador Paulo Souto (DEM), com quem disputou o governo outras duas vezes, e o ex-ministro de Integração Regional Geddel Vieira Lima (PMDB).

A disputa eleitoral na Bahia se deu com a divisão da coligação formada pelo PT com o PMDB nacionalmente. No estado, Lima concorreu com Wagner, dividindo o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante a campanha, Lula pregou a pacificação do estado após a eleição e disse que o pleito é apenas "um episódio da nossa vida". O presidente lembrou que Wagner e Lima foram aliados em 2006.

Wagner chegou ao final do seu mandato como um dos governadores de maior popularidade do país. Pesquisa Datafolha realizada em julho indicou que os baianos davam nota de 6,6 ao governo de Wagner, a segunda mais alta entre os estados que receberam a pesquisa (PE, BA, SP, RJ, RS, PR, MG e DF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário