A Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde promoveram na manhã desta sexta-feira (04/11), na Câmara de Vereadores, a palestra A Voz do Professor Merece Cuidados, ministrada por Vanessa Sampaio, fonoaudióloga do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).
Durante a palestra, a fonoaudióloga explicou como detectar e evitar problemas vocais. “Os principais sintomas são rouquidão, pigarro, ardência ou secura na garganta, dor ao falar, que podem ser ocasionados pelo uso incorreto da voz, estresse ou do uso demasiado de alimentos como café, chocolate, chá preto, que ressecam as cordas vocais e provocam a disfonia (rouquidão)”.
Os 100 profissionais da educação básica da rede municipal de ensino também receberam orientações acerca dos cuidados e higiene vocal (acompanhe logo abaixo), tiraram dúvidas sobre o assunto e aprenderam exercícios de relaxamento e aquecimento vocal, que podem ser praticados antes das aulas.
A professora Maria Lúcia do Carmo Santos, da Escola Edvaldo Machado Boaventura, elogiou a palestra. “Achei muito interessante e importante. Utilizamos muito a voz em sala de aula e precisamos cuidar bem deste nosso instrumento de trabalho”.
A secretária municipal de educação, Ana Alice Teixeira, agradeceu a parceria da Secretaria de Saúde e falou sobre as próximas palestras que serão realizadas sobre a saúde dos profissionais da educação básica. “Desde o início da gestão, nos comprometemos em trabalhar a saúde do professor, uma vez que observávamos que era muito grande o número de profissionais em reabilitação de função. O Governo do Povo incentivou o ciclo de palestras, em parceria com a Secretaria de Saúde, consolidando o compromisso de valorizar os profissionais da educação no Município.”
Além deste evento, estão previstas para o próximo ano a realização de palestras sobre cuidados da voz e a presença de fisioterapeuta na Jornada Pedagógica, que acontecerá em fevereiro de 2012.
DICAS PARA CUIDADOS COM A VOZ
- Beber, no mínimo, 2 litros de água por dia;
- Evitar fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso;
- Evitar chocolates, café, chá preto;
- Fazer refeições leves antes das aulas;
- Durante as gripes ou crises alérgicas, beber bastante água e limitar o uso da voz;
- Evitar controlar a atenção da turma através da voz;
- Evitar falar e escrever ou apagar o quadro ao mesmo tempo;
- Treinar exercícios de aquecimento vocal e de relaxamento para evitar estresse e a disfonia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário