![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7oeYY6fh_aF033L0dB14zrTv5BKVMIdWnh8ThxNTLZ0XvIP_lq105qVBFBo2ukACadKFFaBebEygos4HSkDSnZzyTxLCMebrlw3u8y-EjibsYaM68JVHaZ3Bpd1zceSsu4wpswN5ww3M/s400/239992.jpg)
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), secção Bahia, embargou o campo de extração de areia da empresa HM Mineração, localizado na Fazenda Capoame, em Camaçari (Grande Salvador).Após inspeção no local, na tarde de quinta-feira, 4, fiscais do órgão notificaram a empresa, por descumprir o Plano de Recuperação de Área Degradada (Prad), e apreenderam uma retroescavadeira. O condutor da pá-carregadeira fugiu com o veículo.
Segundo a coordenadora da Divisão de Controle e Fiscalização do Ibama, Célia Cavalcanti, a HM Mineração deve apresentar, até a próxima terça, 9, a licença ambiental emitida por órgão competente, além da guia de utilização com o crivo do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), concedendo o direito de explorar os recursos minerais locais. “Caso contrário, a empresa poderá ser autuada de acordo com as penalidades previstas em lei”, ela adiantou.
A coordenadora explicou que a ação vai se estender a diversas áreas no município. De acordo com Célia Cavalcanti, entre 2010 e o primeiro semestre de 2011, o Ibama registrou 52 denúncias relacionadas a crimes ambientais em Camaçari, dentre elas a extração clandestina de areia.
“Estamos fazendo uma triagem dos locais para preparar um plano de ação a ser executado em conjunto com o DNPM”, afirmou.
Segundo informações da assessoria do Ibama, a máquina retroescavadeira apreendida nesta sexta, 5, permanecerá lacrada, sob responsabilidade da empresa, como fiel depositária.
Inema - Após matéria publicada nesta sexta, denunciando a exploração ilegal de areia no loteamento Joia de Itacimirim, em Barra de Pojuca, Camaçari, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) respondeu por meio da assessoria de imprensa que, em junho passado, o órgão aplicou autos de infração e notificações aos infratores locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário