terça-feira, 23 de outubro de 2012

Embrapa lança cultivar de bananeira no XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura

 
A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai lançar, no dia 23 de outubro, a ‘BRS Platina’, cultivar de bananeira tipo Prata resistente à Sigatoka-amarela e ao mal-do-Panamá – duas das principais doenças da cultura. O lançamento acontece durante o XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, o principal fórum nacional de intercâmbio técnico-científico da cadeia produtiva de frutas, de 22 a 26 de outubro em Bento Gonçalves (RS).
 
Segundo o pesquisador Edson Perito Amorim, responsável pelo programa de melhoramento genético de bananeira da Embrapa, a resistência às duas doenças é, justamente, o principal diferencial da nova cultivar, tendo sido a maior preocupação da equipe durante todo o tempo da pesquisa. “A ‘BRS Platina’ vem atender à demanda por frutos do tipo Prata, em especial onde há a presença do mal-do-Panamá, doença que limita a produção da cultivar ‘Prata Anã’”, afirma.
A nova variedade apresenta bom perfilhamento, porte médio e características, tanto de desenvolvimento quanto de rendimento, idênticas às da ‘Prata Anã’. Os frutos também parecem com os dessa cultivar em forma, tamanho e sabor, porém devem ser consumidos com a casca um pouco mais verde, à semelhança das variedades do subgrupo Cavendish. Além disso, deve ser colhida de acordo com o mesmo manejo adotado para Cavendish. Com informações da Jornalista: Léa Cunha (DRT-BA 1633)

Nenhum comentário:

Postar um comentário