![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiI_cBL1L9KmLzceGwecin1W3VQed9_sfZnMNbgnE_VQn8h3ChY5rlKfxbgIu1Rt-mn1aq2l2rwU_86x8sj2mcRhckfSxfmd3oXvkjxiiRLpo2JRL9PC9zg0v6_2z3g2tEp4icPJPTqVYY/s400/redimensiona.php.jpg)
A abertura da III Capacitação para as Manipuladoras de Alimentos - Merendeiras aconteceu nesta segunda-feira, na Biblioteca Municipal. O curso é voltado para 70 merendeiras das 55 unidades escolares da rede municipal de ensino e tem certificação de oito horas.
O objetivo do encontro é capacitar as merendeiras para evitarem o desperdício e aumentar a utilização integral dos alimentos e ensinar técnicas de higiene e manipulação adequada dos produtos.
Na mesa de abertura, a nutricionista responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Município, Andrea dos Santos Souza, falou da importância das merendeiras nas escolas municipais. “São beneficiados mais de 9 mil alunos com uma alimentação diária nas escolas e cinco refeições nas creches, com cardápio variado e com a utilização de mais de 50% de produtos da agricultura familiar. A merendeira é a responsável pela execução do PNAE, pois desempenha papel fundamental como colaboradora e na formação de bons hábitos alimentares”, disse.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jayme Gomes, falou sobre as políticas públicas federais de alimentação implantadas em Cruz das Almas. “Temos o PNAE e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), que são políticas públicas para dar uma alimentação mais saudável aos mais carentes. No Recôncavo, só Cruz das Almas participa do PAA, utilizando os produtos da agricultura familiar na merenda escolar”, declarou.
Ana Alice Teixeira, secretária municipal de Educação, parabenizou as merendeiras e falou sobre a importância do Conselho da Merenda Escolar no acompanhamento dos recursos destinados a merenda escolar. “Os conselhos hoje cumprem seu papel de controle e acompanhamento dos recursos da alimentação, que outrora eram utilizados das mais variadas formas sem favorecer aos nossos alunos. Nosso governo fez uma inversão desse papel, fazendo com que os conselhos cumprissem seu mandato, com responsabilidade e acompanhando as contas”.
O Prefeito Orlandinho falou sobre o papel das merendeiras para o desenvolvimento dos alunos da rede municipal de ensino. “Fiz questão de estar aqui hoje, pois vocês representam o maior patrimônio que o governo pode ter, que é o seu corpo de funcionários. Vocês que estão preparando o alimento, tenham a consciência de que estão fazendo a merenda para os filhos e filhas dos trabalhadores de Cruz das Almas. Então, têm que colocar muito carinho e muita dedicação, para que as crianças, com essa merenda, possam ter um melhor aprendizado e chegar à Universidade”, falou.
Na oportunidade, Orlandinho falou sobre a chegada de mais cinco ônibus para o transporte escolar. “No início de outubro vou entregar à comunidade mais cinco ônibus novos para o transporte escolar e vamos adquirir mais dois até o final do ano. Ano que vem mais dois, totalizando nove ônibus novos”.
O evento contou com a palestra Agricultura Familiar na Merenda Escolar, com o assessor da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e a palestra motivacional, com a professora da UNEB (Universidade Estadual da Bahia) Aurelielza Nascimento.
Nesta terça-feira (27/9), a partir das 08h, na Sociedade dos Artífices, as merendeiras participarão da oficina Culinária de Aproveitamento Integral, com a nutricionista Andrea dos Santos Souza e a nutricionista da EBDA Maria das Graças Marinho Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário