![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjf-2GtZmu50AvQYwrXWZwFqQYuqH6bh5SNgC-dB8RtP3YpSbx2FvgNiOP60y4fm3tTFpLeqTDY0CUKQSDkQG6gIke-ow_DHRv5Z6tlFlTCqmuaiInXCjj5VlAT_M7AxteG9NkucbuGxq0/s400/psdb-733118.jpg)
A auditoria realizado pela Controladoria-Geral da União, que constatou problemas em obras do Dnit e apontou prejuízos de mais R$ 682 milhões, não basta para atestar as irregularidades do Ministério dos Transportes, alerta o líder do PSDB no Senado.
Para Alvaro Dias, a auditoria foi feita por amostragem e em poucas obras no âmbito do Dnit, indicando que o rombo pode ser maior do que o revelado, pelo fato de diversas obras com denúncias de fraudes não terem sido incluídas na auditagem dos técnicos da CGU.
“O trabalho revelado pela CGU é muito grave, porque é apenas uma amostragem, o que nos leva a concluir que o rombo é muito superior, já que em apenas algumas obras do Dnit foram encontradas irregularidade”, manifesta Dias.
“É um bom prenúncio ver a CGU investigando a fundo as denúncias, mas só essa auditoria não basta. Foram poucas as obras auditadas e muitas que receberam denúncias de desvios ficaram de fora”, acrescenta.
A auditoria realizada pela CGU em órgãos do Ministério dos Transportes apontou problemas em obras em todo o país e um prejuízo para União que pode chegar a R$ 682,2 milhões.
Entre os problemas estão superfaturamentos, pagamentos indevidos por serviços não executados, superestimativa de custos, projetos deficientes, “fiscalização permissiva”, conivência de servidores, “graves defeitos executivos” e “alinhamento de preços entre concorrentes”. Foram analisadas 18 obras do Dnit, da Valec e do próprio Ministério dos Transportes.
Para o senador, o trabalho apresentado pela CGU aumenta a responsabilidade do Congresso em contribuir com a investigação. Alvaro Dias defende que somente com a criação de uma CPI o parlamento estará cumprindo com suas prerrogativas de poder fiscalizados dos atos do Executivo.
“A CGU é um órgão do governo de controle e fiscalização que adotou o procedimento correto, encaminhando para a Polícia Federal e o Ministério Público a investigação judiciária, que vai revelar o nome dos responsáveis e, principalmente, destacar quem determinou as obras irregulares”, pede Dias.
Eu imagino que os governistas não consideram um órgão do próprio governo suspeito e certamente a CGU tem credibilidade junto aos governistas. Portanto, se um órgão de controle do próprio governo revela a existência de desvios de mais de 600 milhões numa amostragem parcial, certamente é razão suficiente para se instalar a CPI. Se o Congresso abrir mão da sua prerrogativa, certamente será cobrado mais tarde”, concluiu o senador Alvaro Dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário