sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Mais de 500 agências bancárias fecharam na Bahia em mais um dia de greve



A maioria das agências da Bahia amanheceu, mais uma vez, de portas fechadas. Segundo o sindicato da categoria no estado, já são 517 unidades bancárias sem funcionar.

Os bancos públicos têm destaque na paralisação. O Banco do Brasil tem maior quantidade de agências paradas na Bahia, 238 no total. A Caixa está com 78 unidades fechadas e o BNB, 39. Em Salvador, das 60 agências do BB, 50 permanecem paralisadas. Já os bancários da Caixa fecharam 28 unidades das 39 existentes. No BNB todas as três estão sem prestar atendimento.

Os funcionários dos bancos privados também participam ativamente da greve. A Bahia tem 62 agências do Bradesco fechadas, 47 do Itaú, 32 do Santander, 11 do HSBC, quatro do Mercantil do Brasil e seis dos demais. Na capital baiana, o Bradesco e o Itaú têm, cada um, 21 unidades bancárias lacradas. O Santander está com 18 agências fechadas, o HSBC quatro, o Mercantil do Brasil uma e os demais seis.

No interior, o engajamento é o mesmo. O BB tem 188 agências fechadas, a Caixa 50 e o BNB 36. No Bradesco, são 41 unidades sem funcionar, no Itaú 26 e o Santander 14. O HSBC tem sete unidades sem atendimento e o Mercantil três.

A greve dos bancários segue sem data para chegar ao final. A categoria reivindica 10% de reajuste salarial (sendo 5% de aumento real), aumento do vale-alimentação, auxílio-educação com pagamento para graduação e pós-graduação, ampliação das contratações, mais segurança nas agências, combate às terceirizações e à rotatividade e aumento na Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário