sábado, 14 de julho de 2012

Prefeito Orlandinho participa da cerimônia de batismo da Plataforma P-59


A presidenta Dilma Rousseff, participou na manhã desta sexta-feira (13), da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, e do batismo da Plataforma P-59, acompanhada do Governador Jaques Wagner e da primeira dama Fátima Mendonça, da presidente da Petrobras Maria das Graças Foster, do Senador Valter Pinheiro e prefeitos do Recôncavo.

Segundo a presidente Dilma, no passado não muito distante, muitos duvidaram da capacidade nos brasileiros na construção de uma plataforma, até porque, não conheciam a força e a inteligência dos nossos trabalhadores. “ Depois de muitos anos, estamos construído a primeira sonda no Brasil, isso é um imenso orgulho, mas é sobretudo uma promessa de futuro. O que tem aqui nessa plataforma não é só aço ou estrutura computadorizada que permita a extração de petróleo, mas a geração de emprego e renda. Por isso, sou tomada por uma grande felicidade”.
Depois de ser recebido pela Presidente Dilma Ruseff  junto com outros prefeitos da região, Orlandinho destacou a importância e grandiosidade da obra que sem sobra de dúvidas vai impulsionar as cidades do recôncavo com as oportunidades de emprego e geração de renda. “Não tenho dúvidas que o asfaltamento da estrada que liga Cruz das Almas e Maragojipe deve levar estes municípios ao caminho do desenvolvimento”.

De acordo com a Petrobras, proprietária da plataforma, foram investidos US$ 360 milhões para a construção da P-59, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O empreendimento atende aos cronogramas operacionais de exploração e produção da Petrobras, além de dar suporte à eventual estratégia de incorporação de novos blocos exploratórios em águas rasas. A Plataforma tem um alcance em profundidade d’água rasa de 106 metros – as atuais operam em até 70 metros – e pode acomodar até 110 pessoas. Inicialmente, será utilizada no poço de Peroá Profundo, na costa do Espírito Santo. As obras de construção da plataforma geraram cerca de 2,1 mil empregos diretos, sendo 50% deles no Recôncavo Baiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário