quinta-feira, 31 de maio de 2012

Com faixas e apitos, estudantes se mobilizam contra impasse grevista


Estudantes da rede estadual da Bahia, sem aula há 51 dias devido à greve dos professores, realizam protestos em diversos pontos de Salvador na manhã desta quinta-feira (31). Mobilizados através de redes sociais, os jovens pedem fim do impasse entre os profissionais grevistas e o governo estadual para retorno das aulas. 

Na Avenida Paralela, um grupo de cerca de 50 alunos prometem seguir em direção à Governadoria, situada na região. "Como vamos competir no vestibular e no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], com mais de 50 dias de greve? Não tem como. Enquanto uns podem ter o luxo de ir para suas escolas pagas, no conforto, nós ficamos como?", afirma Michel Santos, 20 anos, que estuda o 2° ano do Colégio 15 de Novembro, no bairro São Cristóvão. "Esse problema também é nosso, nós estudantes devemos valorizar o nosso estudo e agir na cobrança das soluções", afirma o jovem de 20 anos.
A Transalvador relata que os estudantes bloqueiam a pista da Avenida Paralela com sentido terminal rodoviário. O trânsito está lento no local. Outro grupo de estudantes estão próximo ao bairro da Paz, na avenida Paralela, porém sentido Aeroporto. Movimento grevista Os professores querem reajuste de 22,22% no piso nacional. Eles alegam que o governo fez acordo com a categoria, em novembro do ano passado, que garantia os valores do piso nacional, e depois ignorou o acordo mandando para a Assembleia um projeto de lei com valores menores. No dia 25 de abril, os deputados aprovaram o projeto enviado pelo executivo que garante o piso nacional a mais de cinco mil professores de nível médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário