O Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a 31º DIRES (Diretoria Regional de Saúde), disponibilizaram desde a última segunda-feira (11/6) uma unidade móvel de coleta e processamento de sangue que está situada na Praça Senador Themístocles. A unidade atenderá a população até esta sexta-feira (15/6) e funciona de 08h às 17h.
Para doar é preciso ter entre 18 a 67 anos. Menores a partir dos 16 anos podem doar, mas é preciso ir acompanhada pelos pais ou responsáveis. É necessário pesar mais que 50kg, estar bem alimentado e portar documento original de identidade com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho,Carteira de Motorista, Carteira de Reservista ou Passaporte ), emitido por órgão oficial.
Na segunda-feira foram recolhidas 50 bolsas de sangue e a meta do projeto é conseguir 100 doadores por dia. As bolsas abastecerão hospitais, urgências, emergências e ambulatórios de todo o Estado.
Trabalham na unidade móvel 14 funcionários entre enfermeiros, médicos, assistente social, flebotomistas (profissional que trabalha com punção de sangue), técnico de enfermagem, motorista, serviços gerais e recepção.
A enfermeira Maria Laura Fioravanti falou sobre a importância do ato. “Doação de sangue é salvar vidas. Cada doador salva quatro vidas. De uma bolsa de sangue podem ser retiradas plaquetas, hemácias e cril. Doação é de coração para coração. É um ato de solidariedade”.(ASCOM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário